Mariana e sua estante: Morte Súbita

Ads 468x60px

sexta-feira, 22 de março de 2013

Morte Súbita





SINOPSE: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.

Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, “The Casual Vacancy” é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling.



Bem difícil fazer uma resenha sobre este livro, já que quando cheguei ao final da leitura passei um bom tempo pensando sobre essa história, sem saber ao certo o que tinha sentido com o seu término. 

Enfim, a primeira coisa que posso dizer sobre esse livro é que ele serviu para confirmar (não que eu tivesse alguma dúvida) que J. K. Rowling é definitivamente uma autora brilhante. Fiquei surpresa com a forma como ela escreveu uma obra tão diferente (muito mesmo, ao ponto de não podermos comparar) da série que lhe rendeu tanto sucesso. 


Este é um livro que apresenta inúmeros personagens e confesso, que demorei um pouco para me acostumar com todos. Esse fato fez com que a leitura para mim, tivesse um ar de "novela", possuindo vários núcleos de personagens. Mas, na verdade, eu gosto muito dessas histórias que se interligam. E, sem dúvida, as partes que mais gostei foram as que envolviam a vida dos adolescentes.

No começo do livro, considerei alguns momentos cansativos. Porém, quando já estava familiarizada com os personagens, a leitura foi ficando cada vez mais ágil e eu fui ficando cada vez mais empolgada e curiosa para saber que rumo tomaria cada uma daquelas pessoas.

Achei os personagens deste livro muito bem construídos, sendo que suas ações podem ser compreendidas, por conta da autora explicar muito bem o próprio universo em que cada um vive. Por exemplo, notamos que as ações dos adolescentes do livro, na maior parte das vezes, são relacionadas ao comportamento de seus pais.

Morte Súbita apresenta temas bem sérios e conseguiu me perturbar em muitos momentos, pela forma como situações bem tensas retratados são totalmente condizentes com a realidade. Um desses temas é a desigualdade social e a forma como as pessoas menos favorecidas são deixadas de lado e vistas apenas como um problema sem solução pelo restante da sociedade.

 O livro aborda temas como drogas, sexo, estupro, bullying, violência e muitas outras coisas que nos fazem pensar. Esse livro também nos mostra que as pessoas são capazes de muitas coisas para alcançar os seus objetivos, não se importando em passar por cima dos outros para isso.

Quanto ao final, sempre soube que não seria nada "lindo e maravilhoso", mas ainda assim fiquei balançada.   E quanto à capa, sério, acho muito feia e não tem quem me faça gostar dela. De qualquer forma, considerei o livro muito bem escrito e, apesar de possuir uma trama um tanto amarga e realista (esqueçam toda aquela magia de Harry Potter), merece ser lido.

P.S. : Resenha feita ao som de Umbrella, da Rihanna, que sem dúvida é uma música bem marcante neste livro.


Autor: J. K. Rowling
Titulo: Morte Súbita
Título original: The Casual Vacancy
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2012
Número de páginas: 501
Classificação da Mari: 4 estrelas

6 comentários:

  1. Olá, passei aqui pra avisar a você que ganhou um selinho no meu blog:
    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi eu tava doida pra ler esse livro!
    Você ganhou um selinho!
    acesse:http://nicolyrosa.blogspot.com.br/2013/03/selinho.htm

    ResponderExcluir
  3. Tinha vontade de ler esse livro há algum tempo, mas pelo preço, sempre ficava pra depois. Essa semana na feirinha de livros vi que ele está pela metade, então quase certo que comprarei. Achei interessante da J.K., pelo que você disse, misturar todos os problemas da sociedade, geralmente os autores se prendem a um só.

    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, o meu Morte Súbita está lá na estante desde que comprei só aguardando para ser lido.

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Eu to tentando ler esse livro, mas to odiando, realmente, a parte dos adolescentes é a melhor parte da história, a única que realmente me interessa...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Translate

Estatísticas