Mariana e sua estante: As Vantagens de Ser Invisível

Ads 468x60px

quinta-feira, 14 de março de 2013

As Vantagens de Ser Invisível

"Eu me sinto infinito."



Em As Vantagens de ser Invisível, conhecemos o dia -a-dia de Charlie através de cartas que ele envia a uma pessoa. Charlie é um adolescente de 15 anos e através de seus relatos, conhecemos como é sua relação com sua família e amigos, além de suas novas descobertas nesta fase da sua vida.



Esse livro foi uma grande surpresa para mim. O fato é que já havia ouvido várias pessoas falando sobre o quanto o livro era bom mas, a verdade é que eu nunca soube ao certo do que se tratava. Bem, também nem entrei em muitos detalhes na minha mini-sinopse acima, justamente porque achei interessante ter lido esse livro sem ter muitas informações. Foi uma experiência boa. Assim, caso vá ler e ainda não saiba muita coisa sobre a obra, recomendo que continue assim e tenha a oportunidade de ter a surpresa que eu tive.

"É duro ver um amigo sofrendo tanto. Especialmente quando você  nada  pode fazer, a não ser "estar lá". Queria fazer com que ele parasse de sofrer, mas não posso. Então eu só o acompanho aonde quer que ele queira ir para me mostrar seu mundo."

Acabou que eu tinha uma imagem bem errada do livro: achava que era voltado para um público mais infantil. Bem, isso foi um grande engano da minha parte, pois esse As Vantagens de ser Invisível aborda temas bastante sérios e um tanto polêmicos.

O que posso dizer é que com esse livro, não um daqueles casos de amor à primeira vista. Comecei a ler sem ter noção nenhuma do que esperar quanto ao enredo, então no começo eu confesso que ficava me perguntando: "Por que que será todo mundo gostou tanto desse livro? Até agora não vi nada demais."

Porém, ao continuar a leitura, notei que estava cada vez mais envolvida e mais acostumada com a narrativa de Charlie (que achei tanto "estranha" no início). Por fim, já estava completamente apegada a esse livro e encantada com essa história. Não posso negar que Charlie tornou-se um dos personagens mais queridos para mim e, completamente inesquecível. 

"-Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece."

Ás vezes, o protagonista divaga um tanto nos seus relatos (as cartas de Charlie são praticamente um diário), fugindo completamente do foco que está sendo abordado. Assim, algumas vezes, confesso que tive que ler alguns trechos mais de uma vez. Porém, de maneira geral, isso não trouxe prejuízo à leitura e, serviu para entender bem mais a realidade e personalidade de Charlie.

"Quando estava indo para casa, só conseguia pensar na palavra "especial". E pensei que a última pessoa que me disse isso foi a tia Helen. Foi muito bom ter ouvido isso novamente. Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes. Eu acho que todo mundo é especial à sua maneira. É o que eu penso."

Esse livro me fez refletir muito sobre a vida, tornando-se importante para mim. Além de todas as questões mais profundas, algo que me fez pensar é que devo "participar" mais da vida (acho que às vezes sou muito "invisível"). É um livro bem instigante e, como já disse antes, me surpreendeu bastante. Assim, caso você ainda não tenha lido, recomendo esta leitura.
  
P.S. : Ainda não assisti o filme, mas assim que ver, faço um post com a minha opinião. Espero não ficar decepcionada...

Autor: Stephen Chbosky
Titulo: As Vantagens de Ser Invisível
Título original: The Perks of Being a Wallflower
Editora: Rocco
Ano: 2007
Número de páginas: 223
Classificação da Mari: 5 estrelas


2 comentários:

  1. Adorei a resenha, Mari! As Vantagens de Ser Invisível é um livro maravilhoso e entrou para a minha lista de favoritos. Ainda preciso ver o filme o/

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Eu assisti o filme antes de ler o livro, e adorei os dois. Me apeguei com o Charlie e me senti identificada em alguns pontos. Senti tanta pena dele no final! :(
    Adorei a sua resenha!
    Beijos,
    Kami.
    http://booksarebetterthanyou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Translate

Estatísticas