Mariana e sua estante: [Livro x Filme] O Lado Bom da Vida

Ads 468x60px

domingo, 17 de março de 2013

[Livro x Filme] O Lado Bom da Vida




Sinopse do filme:  A trama gira em torno de Pat Solatano (Bradley Cooper), um cara que perdeu tudo - sua casa, seu trabalho e sua esposa. Ele agora vive com sua mãe (Jacki Weaver) e o pai (Robert DeNiro), depois de passar oito meses preso em uma instituição psiquiátrica . O homem está determinado a reconstruir sua vida e voltar com sua esposa, apesar das circunstâncias difíceis de sua separação. Porém, quando Pat conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma misteriosa e problemática garota, as coisas se complicam. Tiffany se oferece para ajudar Pat a reconquistar sua esposa, mas somente, se ele fizer algo muito importante para ela em troca. 

Diretor: David O. Russell
Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper, Julia Stiles, Chris Tucker, Shea Whigham, Dash Mihok, John Ortiz, Anupam Kher, Jacki Weaver, Montana Marks, Bonnie Aarons...
Produção: Bruce Cohen, Donna Gigliott, Jonathan Gordon
Roteiro: David O. Russell, baseado na obra de Matthew Quick
Fotografia: Masanobu Takayanagi
Trilha Sonora: Danny Elfman
Duração: 122 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Mirage Enterprises / The Weinstein Company
Classificação: 14 anos



Então... quem leu minha resenha sobre o livro, conferiu o quanto eu gostei dessa história. Porém, talvez o fato de ter gostado tanto assim do livro, tenha interferido bastante no fato de eu não achar o filme assim tão bom. A verdade é que assim que terminei a leitura, fiquei empolgadíssima para assistir a adaptação e corri para o cinema assim que tive tempo. Confesso que minhas altas expectativas criadas através da leitura acabaram me deixando um tanto decepcionada com a versão cinematográfica.


Não, não é que seja um filme ruim. Considerei os atores muito bem escolhidos e o enredo em si, conseguiu me divertir. O problema é que não consegui me sentir da mesma forma que me senti com a leitura. O filme, no geral, tem a mesma ideia central do livro, mas é recheado de pequenas mudanças que, para mim, acabaram dando uma grande diferença no desenvolvimento da história. 

Bem,  para ser mais direta e objetiva, vou listar os pontos que mais me chamaram a atenção com relação a essas diferenças ocorridas. Vamos lá!

Obs.: Tentei me conter ao máximo, mas posso ter soltado pequenos spoilers na minha comparação. Nada muito grande, do tipo que vá prejudicar quem não leu/assistiu O Lado Bom da Vida. Mas caso você seja dessas pessoas (como eu) que não gosta de ter muitas informações da obra antes de conferi-la com os próprios olhos, não leia. Passe aqui depois. 

  • Como o livro é escrito em primeira pessoa, obviamente, acaba-se criando uma aproximação maior entre Pat e o leitor. Assim, é muito mais interessante saber o que se passa exatamente na cabeça de Pat ao longo do livro e conhecê-lo mais profundamente.
  • No livro é Pat Peoples, no filme é Pat Solatano. 

  • Achei bem diferente a relação entre Pat e seu pai nas duas obras. No livro, o pai de Pat é extremamente caladão e fala com o filho exclusivamente quando os Eagles estão ganhando os jogos. Porém de forma alguma posso reclamar da atuação de Robert De Niro, pois ele deu um show. Só estou dizendo que imaginava que o personagem seria retratado de outra maneira.
  • E falando nos pais de Pat... Gente! Senti uma falta enorme daquela parte do livro quando a mãe do Pat, dá um ultimato, dizendo que não limpará mais a casa, até que o pai de Pat siga umas certas regrinhas. Sério, esse momento do livro era muito bom para ter sido retirado.
  • Filme: Pat fica apenas uns 8 meses internado. Livro: Pat passa quase 4 anos, porém acredita que foram só alguns meses.
  • No filme, há uma maior participação do amigo de Pat, Danny (interpretado pelo Chris Tucker).  No livro, esse personagem aparece poucas vezes (se não me engano, apenas duas). Na verdade esse foi um aspecto positivo do livro, pois ele deu um ar bem divertido a algumas cenas. Já o irmão de Pat, que no livro aparece bem mais, tem pouca participação no filme.
  • Sobre a dança: gostei muito mais da "montagem" feita por Pat no livro para retratar os ensaios, do que a forma como foi retratado isso no filme. Quando estava lendo até coloquei a musiquinha de fundo que o próprio Pat sugere. Sabe de uma coisa? A interação música/leitura encaixou perfeitamente.
  • Ainda sobre a dança: Como assim não colocaram Total Eclipse of the Heart na hora da dança??? No livro ficou tão perfeita (que fique claro que não estou dizendo isso só porque AMO essa música, ok?) a cena descrita por Pat, "ao som" desta música, que eu consegui imaginar perfeitamente os movimentos. Aliás, essa parte do concurso de dança, apesar de representar muito pouco no desenvolvimento do livro, foi muito mais emocionante na forma escrita. Definitivamente.
  • Algumas informações que só ficamos sabendo ao longo do livro (algumas só ficamos sabendo bem no final mesmo) são despejadas logo de cara no filme. Não gostei disso. Apesar de não serem "grandes segredos" eram detalhes que deixaram a história mais envolvente exatamente por não serem revelados de forma tão rápida.
  • Do meio para o final do livro, vão havendo cada vez mais mudanças entre as obras e uma das coisas que mais me incomodou foi ter achado o final do filme muito corrido. Além disso, achei que o final ficou com um aspecto totalmente "comédia romântica da sessão da tarde". Sério, perdeu muito a profundidade literária.

Ok, essas foram apenas alguns aspectos que eu gostaria de comentar. Como já disse anteriormente, o filme é bom mas, na minha opinião, não chegou aos pés do livro. Então vou falar para você a mesma coisa que disse para as minhas amigas: caso você ainda não tenha lido ou assistido, leia o livro primeiro. É sério, você não vai se arrepender!



9 comentários:

  1. Te indiquei uma tag lá no blog, depois dá uma olhada! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito ler esse livro e assistir ao filme tbm! Pleo jeito o filme é bom!!!
    Bjs.
    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro e nem assisti o filme. O cinema daqui é meio lento, haha :(( Adorei seus comentários. Na maioria das vezes é assim, o filme extrai e resume o máximo que puder, nunca é a mesma coisa que o livro. Isso é uma pena.

    Adorei seu blog :)
    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muita gente tá falando que o filme não é tão bom quanto o livro, mas ainda não tenho uma opinião formada, pois não assisti e ainda não li. Sempre acho o livro melhor por ter mais detalhes e incentivar a imaginação.

    tanaminhaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li/assisti mas pretendo em breve :D

    beijos da Mari
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá ^^
    Geralmente, as adaptações para o cinema fiquem aquem do livro mesmo. São muitos detalhes que não daria pra colocar todos no livro, o filme teria umas 5 horas, hahahaha.
    Estou esperando meu livro chegar pra conferir a história. É semrpe melhor ler primeiro :)
    Beijos =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  7. Oi! :)
    Ainda não li o livro e pretendia ler primeiro, mas como minha irmã me chamou pra ir ao cinema, acabei indo... Eu gostei do filme, mas sou do time que sempre vai preferir o livro, e não curto muito ver o filme antes, raramente faço isso .-.

    E ah, concordo muito com você quanto ao final do filme! E olha que eu nem li... Achei muito diferente de todo o decorrer do filme, acabou ficando um final clichê :/
    Enfim, espero ter a oportunidade de ler logo!

    Beijos, Jen
    ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu me arrependi de ter visto o filme. Fiquei muito inconformada c a parte da danca. E se no livro ngm diz no final eu te amo, pelo menos isso podia ter sido respeitado no filme. Agora o livro eh ótimo. Nao sei se voce ja leu Um Dia (recomendo). Esse vale a pena o livro e o filme.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Translate

Estatísticas