Mariana e sua estante: O Teorema Katherine

Ads 468x60px

terça-feira, 9 de abril de 2013

O Teorema Katherine



Após o fim do relacionamento com a sua 19ª namorada chamada Katherine, Colin Singleton fica arrasado. Assim como em todos os seus outros namoros, foi a garota que terminou com ele e ele não sabe o que fez de errado.

Para curar a depressão de Colin, seu amigo Hassan tem a ideia dos dois pegarem o carro (o Rabecão de Satã) e viajarem por aí sem destino. Durante a viagem, Colin tem tempo para pensar em muitos aspectos da sua vida além de termino, como o fato de não ser mais considerado um garoto prodígio e ainda não ter feito nenhuma realização importante.

 Logo ele percebe que a solução para tudo está em comprovar seu Teorema Fundamental da Previsibilidade das katherines. A partir desta teoria proposta por Colin, seria possível prever o que aconteceria com qualquer relacionamento. Assim, este é só o começo de uma viagem imprevisível, onde os dois amigos passam por inúmeras experiências.



Não vou negar, que mesmo fazendo o possível para que isso não acontecesse, acabei criando muitas expectativas sobre este livro. Primeiramente, porque foi escrito pelo John Green e, também, porque achei a sinopse muito interessante. Bem, como todos sabemos, raramente criar expectativas é algo que dá certo.

Então, o que aconteceu foi o seguinte: o livro é  bom, com um enredo bem divertido. Porém, sabe quando o protagonista não convence? Sério, eu juro que tentei gostar do Colin, mas ele não conseguiu me cativar. Adoro nerds do fundo do coração, mas ele não é um desses nerds fofos e legais, e sim um cara que reclama da vida do começo ao fim do livro (até quando tudo dá certo, ele não parece satisfeito) e com pouquíssimo carisma.

Já o melhor amigo de Colin, o Hassan, definitivamente "roubou a cena", sendo responsável pelos  diálogos mais engraçados e melhores partes do livro (só por ter esse personagem, já valeu toda a leitura). Também gostei da Hollis, mulher que hospeda os garotos, e da sua filha Lindsey.

"A garota sorriu de novo. Colin não estava pensando em nada além dele mesmo, da K-19 e do pedaço de sua barriga que fora tirado do lugar, mas não havia como negar o sorriso dela. Aquele sorriso seria capaz de pôr fim a guerras e curar o câncer." - Pág. 44


Como é um livro com muitos anagramas e diferentes expressões, sem duvida alguma, deve ter sido difícil encontrar palavras certas até chegar a uma tradução coerente. Assim, gostei do trabalho realizado com esse livro, pois tudo o que estava escrito teve um contexto, tornando-se uma leitura de fácil compreensão. 

Enfim, a narrativa de John Green é ótima (sim, ainda adoro o autor) e o que me deixou decepcionada mesmo foi só o protagonista sem graça (os outros personagens destacam-se muito mais). De qualquer maneira, a leitura é bem leve, descontraída e boa para passar o tempo (no meu caso, ideal para minhas leituras no ônibus). Ou seja, recomendo (apesar de ter esperado mais desse livro).



Autor: John Green
Titulo: O Teorema Katherine
Título original: An Abundance of Katherines
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Número de páginas: 302
Classificação da Mari: 3 estrelas

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Translate

Estatísticas