No ano de 2044, o mundo real está em uma terrível situação. Pobreza, recursos escassos, guerras por todos os lados. A única maneira de não ter que conviver com essa triste realidade é conectando-se ao OASIS - uma utopia virtual que permite que seus usuários sejam o que quiserem, tendo acesso a diversos lugares e pessoas. Um universo tão bem feito, que alunos reais podem estudar em escolas nessa realidade alternativa, não precisando assim, nem sair de casa.
"Era o despertar de uma nova era, na qual a maioria da raça humana passava todo o tempo livre dentro de um videogame."
Quando o criador e dono deste universo virtual, James Halliday, morre, deixa um enigma que levará os habitantes a um grande prêmio. Quem conseguir encontrar esse "ovo de Páscoa" será o novo dono do OASIS e herdará a imensa fortuna do falecido.
Wade Watts (que possui o avatar Parzival), sempre passou mais tempo no mundo virtual do que no mundo real e logo se torna um caça-ovo (como são chamadas as pessoas que estão atrás do tesouro de Halliday), passando horas do dia tentando desvendar os mistérios que podem levá-lo ao grande prêmio. Os enigmas deixados são baseados na cultura pop dos anos 80, época em que o criador adorava. Então, não só Wade, mas toda a sociedade passa a ouvir músicas, assistir filmes e jogar games dessa época, com a esperança de encontrar alguma pista.
Anos se passam e ninguém encontra nada, fazendo com que muitos percam a fé no desafio. Bem, isso até que a primeira chave, que leva ao primeiro desafio é encontrada. E quem consegue este feito é Wade.
A partir desse ponto temos o início de uma grande disputa, e logo mais jogadores entram no páreo. Alguns são amigos de Wade (apesar de não estarem jogando em equipe) e outros mostram-se inimigos terríveis que estão dispostos a tudo para ter o controle do OASIS. Só uma coisa é certa: essa não será uma tarefa nada fácil para ninguém.
Jogador n°1 é um livro que conseguiu me conquistar em muitos aspectos. Em primeiro lugar, adorei as inúmeras referências culturais aos anos 80. Diversos filmes, seriados jogos e músicas são citados durante a leitura. Ficava maravilhada quando algo que eu gosto era mencionado. As referências que eu ainda não conhecia, acabaram tornando-se ótimas dicas que deixei anotadas para ler/assistir/jogar quando tiver tempo.