A garota inglesa Jess Jordan fica muito feliz e empolgada com a notícia de que receberá um estudante francês em sua casa, por duas semanas, por conta do programa de intercâmbio. Afinal, um menino francês deve ser absolutamente tudo de bom!
Apesar de não saber praticamente nada da língua francesa, Jess logo faz mil planos em sua cabeça para receber este seu novo "amigo". Antes da chegada do garoto, ela precisa enviar uma carta de apresentação a ele com uma foto. E óbvio que para ele cair de amores por ela, Jess não poderia enviar qualquer foto: envia uma com muitos retoques, deixando-a mais bonita.
O problema é que não foi só ela que mandou uma foto um "pouquinho" diferente para causar uma boa impressão. Edouard, os estudante francês, mostra-se bem diferente da forma que ela pensou que ele fosse através da foto. Decepção total! Porém, Gerard, o estudante francês que ficará na casa de uma de suas amigas é realmente gato. O problema é que a garota anfitriã do garoto já está de olho nele.
Agora Jess tem que se virar para fazer com que a estadia de Edouard seja boa enquanto ele está na sua casa, mesmo sem entender o que ele diz. Será que isto vai dar certo? E será que ela tem alguma chance com Gerard?
Achei a capa desse livro muito bonita. O quinze é brilhante (na imagem não mostra, mas acreditem em mim) e é repleta de desenhos, detalhes e expressões que tem tudo a ver com o livro. Porém a capa não foi o principal motivo de eu ter comprado: foi o preço. Esse livro me custou exatamente R$ 1,90 no "baldão" da Fnac (ainda achei mais 4 livros que parecem ser legais desse preço, acreditam?). Óbvio que eu tinha que comprar, né?
O que posso dizer é que ainda bem que não gastei muito com esse livro, pois ele não conseguiu me agradar. Não é que seja ruim, é só que achei o enredo tão "bobinho". Os personagens até que são bem legais (adorei o Fred), mas considerei o enredo do livro bem fraco, sendo que o achei só mais um desses livros para meninas, sem ter algo especial. Sabe quando você termina uma leitura e tem a sensação que isso não acrescentou nada na sua vida? Então!
Talvez o enredo deste livro tenha sido um tanto fraco, por ser o quarto de uma série (só fui descobrir quando já estava lendo). Não que isto prejudique a leitura (tanto que os outros livros nem foram lançados no Brasil) , já que o que se passa neste volume ocorre antes dos outros livros. Porém, como o enredo se passa antes de uma série já existente, acho que a autora não teve tanta "abertura" para colocar grandes acontecimentos no livro, pois os outros volumes já mostravam o futuro da protagonista. Creio que este seja o problema e, a função deste livro era apenas mostrar de forma curiosa como eram a Jess e as pessoas com quem ela convive.
Em alguns momentos, Jess e seus amigos pareciam ser bem novos e não na faixa dos 15 anos como é dito, sendo que achei alguns trechos bem infantis. Talvez se eu fosse bem mais nova, eu até tivesse curtido mais a leitura (ou não).
A protagonista é divertida, bem doidinha e sempre tem respostas na ponta da língua. Achei legal o modo como ela conversa praticamente da mesma forma com seus amigos e seus familiares, tendo sempre boas tiradas para qualquer um.
A verdade é que apesar da personagem principal ser engraçada e bem original, o livro não conseguiu me encantar. Os momentos que salvaram foram as confusões linguísticas causadas pela falta de conhecimento de Jess da língua francesa. Enfim, é um bom livro para passar o tempo (e nada além disso), pois a protagonista com suas ideias malucas cumpre o papel de não deixar a leitura entediante. Pensando bem, estamos em uma época repleta de bons lançamentos, então... sabe de uma coisa? Nem recomendo essa leitura.
Autora: Sue Limb
Titulo: Garota, quase 15 anos: paquerando pela Inglaterra
Título original: Girl, barely 15: Flirting for England
Série: Jess Jordan
Volume: 4 (prequel)
Série: Jess Jordan
Volume: 4 (prequel)
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Número de páginas: 254
Classificação da Mari: 2 estrelas
É, tiradas boas e uma personagem divertida... Pena que nem em todo caso o livro consiga se salvar, mas gostei de sua resenha. Acho que "Garota quase 15 anos..." poderia ser um tipo de leitura apenas para descontrair, né? Passar o tempo, esquecer um pouco os livros mais elaborados e tensos, algo assim, haha :)
ResponderExcluirBjos...
♥ SammySacional ♥
♥ Dando Uma de Escritora ♥
Mari, por R$1,50 vale até ser bobinho né? hahaha
ResponderExcluirEsse livro é daquele pra passar o tempo. Gostei dele =)
Beijos